Cadeia de produção
Home
Cadeia de produção
POMARES
O sucesso de um pomar de macieiras inicia-se antes mesmo da implantação do mesmo. Se faz um estudo prévio da área, observando a direção dos ventos predominantes, disposição solar e análise do solo para uma boa correção.
No plantio, utilizamos mudas fiscalizadas pelo Ministério da Agricultura, buscando sempre alto padrão de qualidade, plantando os clones mais modernos do mercado do Grupo Gala e do Grupo Fuji.
PODA
Geralmente são executadas duas podas no pomar. A poda de inverno e de verão.
A poda de inverno constitui em eliminar ramos doentes, mal colocados, excessivamente vigorosos e envelhecidos. Esta poda busca manter a arquitetura da planta produtiva, com boa aeração e com interceptação de luz no interior da planta.
A poda de verão, constitui em retirar ramos vigorosos, que causam sombra as gemas e os frutos, melhorando a relação entre a parte vegetativa e a frutificação, resultando na entrada de luz tão necessária para melhorar a coloração dos frutos.
FLORADA
A florada da macieira estende-se de meados de setembro até meados de outubro, sendo que para se obter uma florada abundante e uniforme, é necessário que a macieira esteja satisfeita quanto ao acúmulo de horas de frio hibernal. A região de São Joaquim é privilegiada por possuir o inverno mais rigoroso do país, e acumular o maior número de horas de frio no inverno em relação às demais regiões produtoras de Maçãs.
RALEIO DE FRUTOS
O Raleio consiste em retirar dos cachos florais as frutas em excesso, selecionando e mantendo no cacho floral o(s) melhor(es) fruto(s).O Raleio possibilita que os frutos remanescentes cresçam com menor concorrência alcançando tamanho e qualidade superiores. A prática do raleio também busca evitar a alternância de produção, nos subsequentes, muito comum quando o raleio não é adequadamente executado.
COLHEITA
Na região de São Joaquim, a colheita inicia-se no final de janeiro e estende-se até o mês de maio.
A colheita de maçãs é totalmente manual, sendo de extrema importância a realização desta prática no momento correto, buscando retirar os frutos no ponto ideal de maturação para que os mesmos conservem suas características físico-químicas e organolépticas ao longo do período de armazenagem.
Estrutura própria de Processamento e Armazenagem, Packing House com Área construída de 6500 m2, e capacidade de armazenamento de sete milhões de quilos de Maçãs em Câmaras Frigoríficas de Atmosfera Controlada e Dinâmica.
As maçãs da Cooperativa Agrícola Frutas de Ouro são produzidas e classificadas no municipio de São Joaquim-SC dentro de um exigente padrão qualidade, com total rastreabilidade, o que confere as Marcas da Cooperativa, garantia de sucesso do produto desde o campo até o ponto de venda.
A Cooperativa Frutas de Ouro comercializa a Maçã Produzida nos seus pomares em seis diferentes marcas comerciais, sendo elas Frutas de Ouro, São Quincas, Pérola Negra, Morro Agudo, São Joaquim e Joquinha, que atendem o mercado nacional durante todos os meses do ano.
A busca por Inovação, visando atender as demandas do mercado consumidor faz a Cooperativa primar essencialmente pela qualidade, a qual é uma constante em seu dia-a-dia. As melhorias e o aperfeiçoamento se dão através do desenvolvimento das pessoas que compõem o quadro funcional e da busca contínua de tecnologias de ponta para obtenção dos melhores resultados.